seguridad

Secretário de Energia responsabiliza empresa transportadora pelo apagão de eletricidade massivo

Por Agencia Télam

03-07-2019 07:00

O secretario de Energia, Gustavo Lopetegui, afirmou hoje que a empresa transportadora de energia elétrica Transener foi "um claro responsável primário" do apagão massivo da Argentina em 16 de junho, e declarou que depois houve um "cúmulo" de falhas dos geradores e das distribuidoras que terminaram no "colapso" do sistema.

Perante a comissão de Energia do Senado, comandada pelo senador de Neuquén Guillermo Pereyra, o funcionário antecipou que o ente regulador de energia (ENRE) haverá realizado em 45 dias um relatório de situação final, e que recém nesse momento determinará as penalidades que correspondem aos responsáveis do apagão.

Lopetegui informou que em primeira instância ocorreu "um erro operacional" que a própria empresa Transener "reconheceu" no relatório encaminhado ao Governo, e que em segundo lugar "não operaram bem os mecanismos de proteção" de distribuidores e geradores.

O secretário de Energia detalhou que as distribuidoras que dependem dos governos provinciais e os geradores "não operaram bem" depois dessa falha primária "de mecanismos de proteção", para evitar "o colapso" do sistema que provocou que na maior parte do país faltasse energia elétrica. (Télam)