politica

Temporada de observação de baleias em Puerto Pirámides foi inaugurada

Por Agencia Télam

01-07-2019 07:30

A localidade de Puerto Pirámides, na província de Chubut, vivencia o começo da temporada de observação de baleias 2019, que foi inaugurada oficialmente com várias atividades entre as quais é destaque a feira de divulgação turística, científica, ambiental, de design e gastronomia.


Puerto Pirámides é a única população estável na Península Valdés, acidente geográfico declarado patrimônio da humanidade pela Unesco. É uma comunidade de aproximadamente 700 habitantes, localizada sobre as margens do Golfo Nuevo, e tem como principal recurso a atividade de observação de baleias em embarcações preparadas para isso.


As baleias francas austrais chegam a cada ano ao litoral de Península Valdés para cumprir com um novo ciclo de reprodução: fêmeas que dão à luz suas crias, fêmeas e machos adultos que chegam para acasalar-se, juvenis que socializam e outras fêmeas adultas que trazem consigo a cria para o desmame.


Estes animais não formam manadas, e sim se deslocam em forma solitária, mas podem ser vistos em casais de cópula ou mãe e cria, e como saltam com frequência, se transformam em uma atração única. Além disso, deixam ver sua enorme cauda fora da água durante um longo tempo, quando não batendo a superfície com as aletas, provocando "explosões" de espuma no mar. (Télam)